Deixando os pets em boas mãos

Do Quintal | 08:30 |

Confira as dicas para quem vai viajar e não pode levar seus amigos de quatro patas

Josué Carpes e Melissa Pês (*)

O final do ano se aproxima, período de férias e comemorações, mas também de uma grande preocupação: o que fazer com meu bichinho? Muitos donos procuram leva-los junto nas viagens, porém isso muitas vezes não é possível. Quando isso acontece, deve-se cercar de alguns cuidados importantes na hora de escolher onde seu amigo de quatro patas vai passar as férias. Com o mercado pet em expansão, as opções de hospedagem de animais se multiplicam. Existem desde pessoas que prestam o serviço de maneira informal, em suas próprias residências até hotéis altamente especializados, deixando muitas vezes os donos de animais confusos na hora de escolher. Afinal, os pets são membros da família e a maior preocupação é que eles sejam bem cuidados, recebam carinho e toda a atenção necessária. Só desta forma seus donos podem viajar tranquilos.
Infraestrutura
Na hora de escolher o local deve-se estar atento a algumas questões. O hotel deve ter estrutura adequada, com boxes individuais para cada cão, bem protegidos do frio e da chuva e com boa ventilação. As alas devem ser separadas para cães de pequeno e grande porte, evitando assim acidentes. Nunca hospede seu cão em locais que usam gaiolas. Muito importante é que ele receba atividade durante o período hospedado. Tenha áreas ao ar livre onde possa correr e brincar, gastando energia e não ficando confinado. Isso contribui sobre maneira para a qualidade da hospedagem. O cão se sente bem, se alimenta e dorme melhor.

Saúde
O estabelecimento deve contar ainda com equipe treinada e que tenha experiência no trato com animais, conhecendo as particularidades de seu comportamento e as necessidades de cada um. Indispensável é a presença do Médico Veterinário responsável. Ele irá orientar adequadamente as questões relacionadas à saúde, bem como, estará disponível para prestar a assistência necessária aos animais em casos de acidente ou doença, por exemplo.
Para ficar em um hotel o cãozinho deve estar com sua saúde em dia. Isso inclui vacinação, vermifugação e antipulgas de qualidade. Ele estará em contato com muitos cães, facilitando a propagação e o contágio das mais diversas enfermidades. Se estes cuidados não forem tomados, as chances de problemas são grandes. Desconfie de locais que não os exigem. Outro fator interessante é o contrato de hospedagem, documento assinado entre o prestador de serviço e o cliente, especificando responsabilidades e ações frente a diversas situações.

Referências
A indicação de outras pessoas que já deixaram seus bichinhos em determinado estabelecimento também é de grande valor. Vale lembrar que nesta época de final de ano a procura pelo serviço de hospedagem é muito grande. É importante reservar com a máxima antecedência a estadia do seu pet.
Enfim, na hora de escolher o local onde seu bichinho vai ficar, o planejamento é fundamental. Pesquise com calma, converse com amigos e reserve com antecedência. Garanta que o seu pet ficará em boas mãos, com profissionais qualificados e que amem os animais. Desta forma, você e seu melhor amigo podem curtir as férias tranquilos.

(*) Responsáveis pela Cia Quatro Patas – Contato: 3324-4282.

TUDO SOBRE:: , ,


COMENTÁRIOS: